O site VideoGamer Portugal teve a oportunidade de entrevista a atriz Ashley Johnson que interpretou a Ellie em The Last of Us.
A prestação no jogo original, a experiência de jogar a versão PlayStation 4, a maneira como o público está crescendo e a aceitando melhor desenvolvimentos narrativos como os que foram escritos para Left Behind e o envolvimento de atores e atrizes nos jogos, foram os temas abordados na entrevista que pode ser lida abaixo:
Atenção: A ultima reposta da entrevista contém um spoiler em uma resposta, porém um aviso será mostrado antes da resposta.
VideoGamer Portugal: É estranho voltar a fazer eventos dedicados à imprensa um ano depois de The Last of Us ter sido lançado originalmente no PlayStation 3?
Ashley Johnson: É engraçado porque parece que falo mais sobre The Last of Us do que qualquer outro trabalho que tenha feito e adoro fazê-lo porque as pessoas falam comigo e dizem "Acabei de jogar The Last of Us" e foi há relativamente pouco tempo e as pessoas ainda estão o jogando.
Os eventos dedicados à imprensa podem ser divertidos porque conheço pessoas de outras partes do mundo e nos Estados Unidos de certa forma vivemos numa bolha e não sabemos se as pessoas do resto do mundo gostam do jogo.
VG: Num filme os atores e atrizes chegam a fazer algo como 35 países em 40 dias.
AJ: Eu sei. É insano. Não sei como o conseguem fazer. No PS3 fizemos algumas aparências esporádicas. Fomos a Londres e penso que foi apenas isso.
VG: Sobre o jogo original. Quando o jogo saiu e muitas críticas começaram a atribuir à classificação máxima, você ficou surpreendida que tantas publicações tenham atribuído essa nota?
AJ: Claro. Quando estamos fazendo algo, não devemos ter a mentalidade de "Oh, estamos fazendo a melhor coisa do mundo. Podemos apenas esperar que a resposta seja positiva e que as pessoas gostem. Mas penso que nenhum de nós estava preparado para que as pessoas gostassem tanto do jogo como gostaram, o que foi excelente porque trabalhamos no jogo durante tanto tempo.
A parte em que trabalhei durou três anos, para não falar no tempo que os produtores trabalharam no jogo e os artistas. Há muito trabalho no jogo e é claro que queremos essa resposta, mas não estamos esperando que vamos ter.
VG: Foi feita uma piada que o jogo teve tantos 10 que era possível vender o jogo em binário.
VG: Você ficou surpreendida quando lhe entregaram o roteiro da DLC?
AJ: O Neil e eu já tínhamos falado sobre isso antes de gravarmos o DLC porque ele gosta de falar sobre tudo, o que eu acho excelente. E ele disse "O que pensa sobre isto? Já tinha pensado sobre isto há algum tempo e acho que isto é uma parte importante da Ellie e acredito que esta é a história que quero contar".
Por isso já sabia o que ia acontecer antes de receber o roteiro e de começarmos as gravações. Tudo que é criado pelo Neil, e porque ele o defende tanto, estava a bordo desde o início. Disse: "Sim, isso é adequado. Não apareceu de nenhures mas não foi inesperado. Isso faz sentido, é mesmo quem a Ellie é".
VG: Você já jogou a versão PS4?
AJ: Ainda não joguei. Bem, isso não é verdade. Ontem estávamos em Munique e pude experimentar a versão PS4. E tem um aspeto tão diferente. Vi as duas versões lado-a-lado, quando está sendo jogada parece familiar, mas quando vemos as duas lado a lado vimos que ela têm um aspeto tão diferente. É lindo. Bem, já me parecia bonito.
VG: Você teve que fazer algum trabalho extra na versão PS4 do jogo?
AJ: Não. Eles não quiseram alterar nada para as pessoas que nunca? Para muitos a PS4 é o seu primeiro PlayStation e essas pessoas vão jogar The Last of Us pela primeira vez no PS4. Isso é algo legal. Espero que cheguem a conhecer estes personagens.
VG: Você espera continuar trabalhando com outros jogos depois do sucesso de The Last of Us? E está disposta a trabalhar novamente com a Naughty Dog?
? VG: Você participaria de The Last of Us 2, se fosse convidada ?
AJ: [Risos] Sim, claro que sim. Qualquer coisa que a Naughty Dog faça, pois já era fã da Naughty Dog por causa de Uncharted e penso que os jogos que produzem estão entre os melhores do mercado. Portanto, se perguntarem, é claro que me envolveria.
VG: Recentemente, foi anunciado que Kevin Spacey estava trabalhando no novo Call of Duty. Você pensa que a indústria dosjogos chegou a um ponto em que atores de "renome" aceitam trabalhar em um jogo sem ter medo que as pessoas pensem que está desempenhando um papel inferior?
AJ: Definitivamente vemos uma diferença. Gary Oldman esteve num Call of Duty e penso que as pessoas encaram os jogos de uma maneira mais séria e já era tempo [Risos].
VG: Já passou algum tempo desde o Pong e a Atari.
AJ: Sim, e a nossa geração que cresceu jogando jogos é quem os está produzindo hoje em dia, portanto, queremos melhores histórias e penso que o conteúdo que está sendo publicado é melhor em geral do que costumava ser. Mais e mais pessoas estão começando a reconhecer isso. É por isso que estamos vendo atores de renome. Eles pensam "Hey, espera. Quero experimentar isto e ver o que é".
VG: Você pensa que os jogadores querem experimentar um jogo porque o Kevin Spacey ou a própria Ashley fazem parte do jogo ?
?
AJ: É possível. Pessoalmente, estava curiosa em experimentar Beyond: Two Souls porque era a Ellen Page.
VG: A Ellie foi constantemente comparada com essa personagem.
AJ: [Risos] Isso foi tão engraçado. É a Naughty Dog, é claro que não foi intencional.
VG: Já falou com a Ellen Page sobre isso? Deve ter sido uma conversa divertida.
AJ: [Risos] Atingiu proporções tão exageradas. Mas acho que, não sei, penso que muitas pessoas provavelmente jogariam jogos porque têm atores.